segunda-feira, 25 de junho de 2012

Lichia





   Essa frutinha de origem chinesa é uma das menos calóricas, tem apenas 6 calorias, o que representa, mais ou menos, 0,3% do que um adulto pode comer ao longo de um dia.
    Além de levíssima, a lichia é uma ótima aliada no emagrecimento. Um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. "Ao final de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo", explica o médico Jun Nishihira, que conduziu a pesquisa. Ele até revelou sua suspeita: o efeito se deve à uma substância chamada cianidina.
   A cianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores — mas incrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras.
   Outro encanto da lichia é ser uma fonte de vitamina C: com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente. A vitamina estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce.
   Já o mineral que aparece em maior abundância no fruto chinês é o potássio. Ele atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral.
   Agora não faltam motivos para incluir a lichia na dieta, que além de fazer muito bem para saúde é deliciosa!


Fonte: Revista Saúde (texto adaptado)


Beijos, Ana

2 comentários:

  1. Amo lichia! Bom saber que também são saudaveis

    ResponderExcluir
  2. Onde que eu encontro essas frutinhas para vender?

    ResponderExcluir